quarta-feira, 6 de julho de 2011

A pedido do MHL...


Olá!
Nós, integrantes do grupo de homeopatia, recebemos do professor de bioquímica da UnB, Marcelo Hermes Lima, um artigo publicado por um mexicano, Martín Bonfil Olivera.O grupo achou interessante postar um pequeno resumo, afim de trazermos ao blog uma opinião distanciada dos integrantes, além de mostrarmos a maneira extremamente negativa como diversas pessoas enxergam o tratamento homeopático.

O artigo menciona as propriedades particulares da água, as quais são responsáveis pela possibilidade da existência da vida na Terra, com a finalidade de introduzir o assunto pontes de hidrogênio(grandes responsáveis por tais propriedades). A partir daí, relaciona esse tipo de interação intermolecular com a memória da água, princípio sobre o qual se edifica a homeopatia, finalizando o texto expressando visão contrária a ela, inclusive utilizando uma imagem inadequada que ironiza e despreza os medicamentos homeopáticos, comparando-os a água de esgoto.


Imagem utilizada pelo autor Martín Bonfil
para ridicularizar o princípio da memória da água.


AS PROPRIEDADES DA ÁGUA E AS PONTES DE HIDROGÊNIO

A água possui propriedades indispensáveis para que haja condições favoráveis à vida na Terra. Dentre elas, pode-se começar pelo seu congelamento anômalo.Sabe-se que entre 4 e 0 graus Celsius a água sofre aumento volumétrico, tornando-se menos densa. Dessa forma, é possível que o gelo flutue sobre o líquido em mares e lagos congelados, permitindo que a vida aquática prossiga normalmente, além de formar uma camada isolante térmica na superfície.

A água também possui o que chamamos de tensão superficial, provocada por interações entre suas moléculas, que forma uma "película" superficial, sobre a qual certos insetos podem andar sem afundar.

Podemos lembrar também que a água sai da raiz de grandes árvores e percorrem grandes alturas até as folhas graças à coesão entre as moléculas.

As propriedades citadas têm em comum o fato de existirem como consequência das chamadas pontes de hidrogênio, interações intermoleculares que mantém as moléculas bastante unidas. E são essas forças que os homeopatas utilizam para explicar a memória da água. Dizem que a presença de outra molécula entre as de H2O geram um conformação diferenciada na água que é capaz de ser mantida pelas pontes de hidrogênio, como se fossem moldes. Assim, mesmo quando a solução for composta por nada mais que água, após as grandes diluições, ela conservaria as propriedades da substância "moldada".

Até então, o autor apenas explica o que é a memória da água. Logo em seguida, apresenta um estudo publicado na revista Nature por Igor Stipokin, da Universidade Estatal de Wayne, Detroit, que utilizou técnicas de espectroscopia avançadas para averiguar se as pontes de hidrogênio eram mesmo capazes de manter esses "moldes". Foi concluído que a água não possui essa capacidade, o que suporta a opinião contrária de Martín Bonfil quanto à homeopatia, concluindo o artigo ironizando novamente:

"La investigación laboriosa demuestra que los enlaces de hidrógeno bastan para explicar las cualidades del agua, pero no las supuestas propiedades mágicas de la homeopatía, que resultan ser sólo fantasías sin base científica." Martín Bonfil Oliveira

Bibliografia:

http://impreso.milenio.com/node/8983611


Posted by Jessica Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário